terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estudo de Impacto de Vizinhança do Centro Comercial

O Ministério Público de Pomerode participou da Audiência Pública Municipal para a apresentação e discussão do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Centro Comercial Pomerode, empreendimento da IAB Administradora de Bens Ltda., realizada na data de ontem, com início às 19h, na sala de cinema do Centro Cultural.


O projeto prevê a construção de um centro comercial que abrangerá um supermercado, salas comerciais e um centro executivo para prestadores de serviços, com área total construída de 10.307,17m2.
 
O Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado apontou como pontos positivos a localização na Rua Hermann Weege, o favorecimento da economia da cidade, dinamismo comercial, dinamismo no contorno leste e valorização imobiliária. Como fatores negativos o estudo apresentou o impacto ambiental diante de uma grande área de impermeabilização de solo, impacto viário e influência visual sobre construção histórica localizada na área do empreendimento.
 
As grandes preocupações do público presente na audiência, que esteve em número muito reduzido, foram a questão do sistema viário, o tratamento dos efluentes e as consequências que poderão advir da impermeabilização do solo na área.
 
O Ministério Público apresentou questionamentos que foram respondidos pelo arquiteto e pelo engenheiro civil do empreendimento e por representantes do Setor de Planejamento do Município e insistiu aos órgãos públicos que atuam na proteção do meio ambiente de Pomerode que estabeleçam medidas mitigadoras, compensatórias e de fiscalização dos possíveis impactos a serem gerados pelo empreendimento, sobretudo em relação à destinação de resíduos sólidos, efluentes e sistema viário.
 
O Ministério Público acompanhará a avaliação final pelo Concidade e o parecer final do Setor de Planejamento do Município de Pomerode.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário